quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A arte dos Indios brasileiros.




Historiadores afirmam que antes da chegada dos europeus à América havia aproximadamente 100 milhões de índios no continente. Só em território brasileiro, esse número chegava 5 milhões de nativos, aproximadamente. Estes índios brasileiros estavam divididos em tribos, de acordo com o tronco lingüístico ao qual pertenciam.



Cultura: A base da organização da sociedade indígena são os laços de parentesco. Os índios se dividem em grupos de várias famílias elementares (pai, mãe e filhos), aparentadas entre si, que habitam a aldeia (taba), cuja forma varia. Muitas vezes consiste em uma única casa comunal (oca), de planta circular ou oval, com estrutura de madeira coberta de palha trançada ou folha de palmeira. As maiores medem até 40m de diâmetro e podem abrigar 250 pessoas. Nessa casa moram parentes de linhagem patrilinear, chegando às vezes até a quarta geração. Nas tribos jês, em geral a aldeia se compõe de várias casas, dispostas em círculo em torno de um pátio central. Os indígenas se organizam em clãs de linhagem matrilinear, que se reúnem em duas metades e se localizam em posição oposta na aldeia, uma no nascente e outra no poente. A aldeia é uma unidade independente. Cada uma tem seu chefe (tuxaua, morubixaba, cacique), em alguns casos assistido por um conselho de homens experientes. A chefia pode ser hereditária ou não, e se for aliada ao poder religioso dá a seu ocupante maior liderança. O chefe espiritual (pajé), misto de sacerdote, profeta e médico-feiticeiro, devido a suas ligações com o sobrenatural, é consultado nas decisões importantes. Em algumas tribos os homens se agrupam em sociedades secretas, em outras segregam-se em casa especial — a casa dos homens — que serve de dormitório para os solteiros e onde todos passam a maior parte do tempo. Nessa casa são guardados os objetos rituais (flautas, máscaras etc.) e nela as mulheres e as crianças não podem entrar. São comuns os ritos de passagem, como as provas de coragem que permitem ao rapaz assumir as responsabilidades dos adultos e gozar dos privilégios dessa condição. As meninas também são submetidas a certas práticas que marcam sua passagem para a condição de mulher, apta ao casamento. Costume curioso é a chamada couvade: o pai se recolhe à rede após o nascimento do filho — reconhecendo assim implicitamente a paternidade — para evitar malefícios ao recém-nascido.
Os ritos funerários variam. Os antigos tupis enterravam seus mortos em urnas de cerâmica. Algumas tribos jês enterram-nos primeiro em cova rasa, regada diariamente para apressar o descarnamento dos ossos. Em seguida, faz-se um segundo enterro desses ossos. Tais atos são acompanhados de cerimônias às vezes de caráter triste — os parentes se lamentam e se escarificam — , às vezes de cunho esportivo (caçadas, pescarias, corridas etc.). Tomam-se cuidados especiais destinados a evitar que o espírito do morto volte à aldeia para incomodar os vivos: com freqüência, a casa do defunto é queimada, e se o morto for o chefe, a própria aldeia é abandonada.
A antropofagia ritual teve grande importância, principalmente entre os tupis e os caribes. Seu objetivo era expressar o ódio ao inimigo e o desejo de vingança e, ao mesmo tempo, a vontade de adquirir as qualidades positivas (por exemplo, bravura) do guerreiro morto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário